MENU

27/05/2020 às 09h08min - Atualizada em 27/05/2020 às 09h08min

Começa a segunda fase do Inquérito Sorológico em 19 cidades capixabas

Durante três dias, de acordo com a secretaria, 146 equipes com três pesquisadores visitarão residências nos municípios listados

Da Redação
 

Começa, nesta quarta-feira (27), e segue até sexta (29), a segunda fase do Inquérito Sorológico, campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo coronavírus, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A pesquisa será realizada em 19 municípios capixabas.

Os municípios participantes são: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana completam a lista.

Durante os três dias, de acordo com a secretaria, 146 equipes com três pesquisadores visitarão residências nos municípios listados. Foram definidas áreas conhecidas como setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A meta da Sesa é de que 5.840 mil pessoas participem da pesquisa nessa segunda etapa. Para o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, é importante que a população continue receptiva ao trabalho das equipes. “Repetimos o apelo à toda população capixaba: quem tiver sua casa sorteada, receba bem a nossa equipe, permita que ela realize o trabalho, pois irá colaborar para que possamos conhecer a realidade mais apurada sobre essa pandemia no nosso Estado”, disse.

Para esta etapa, haverá pequenas alterações nos setores censitários dos 11 municípios com a maior população, que passaram por revisão e trocas. “Os motivos foram muitas casas e apartamento fechados, ou mudança do perfil do setor com muitos comércios e poucos domicílios”, explicou o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Amaral Cardoso.

 

Primeira Etapa

Durante a primeira etapa, que ocorreu entre os dias 13 a 15 de maio, foram realizadas 6.670 testagens entre população sorteada, pessoas que tiveram contato do sorteado positivo e de pesquisadores. O estudo apontou uma prevalência de 2,1% da população infectada, o que representa uma estimativa 84.391 pessoas no Estado.

Próximas etapas

Etapa 3 - nos dias 08, 09 e 10 de junho

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.

 

Etapa 4 - nos dias 22, 23 e 24 de junho

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp