MENU

20/07/2021 às 15h55min - Atualizada em 20/07/2021 às 15h55min

ES registra 10 variantes de coronavírus mas sem presença da cepa indiana

Informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em uma rede social; ele recomenda que a população continue a respeitar os protocolos sanitários de prevenção à covid-19 e aposta no avanço da vacinação

O Espírito Santo já registrou 10 variantes de coronavírus. A informação foi divulgada no final da manhã desta terça-feira (20) pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em uma rede social.

Até o momento, não foi identificada no Estado a chamada variante Delta, originária de Índia e quem tem causado preocupação na Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa nova variante tem um poder de transmissibilidade maior que as atuais e já circula pelo Brasil.

Segundo Fernandes, já foram identificadas as chamadas "variantes de preocupação" e suas respectivas cepas. São elas a P.1, conhecida como variante de Manaus, e a B.1.1.7, conhecida como variante do Reino Unido. Todas as demais são cepas resultantes desses vírus, conhecidas como "variantes de interesse": B.1.1, B.1.1.28, B.1.1.33, B.40, N.9, P.1.1, P.1.2, P.2.

Na publicação, o secretário se estende e destaca as formas de combatê-las. Ele aponta o uso de máscaras em locais públicos e fechados, testagem em massa, respeito aos protocolos sanitários e avanço da vacinação com possível antecipação da segunda dose, se estive disponível. A transparência na divulgação dos dados e do desenrolar da pandemia também foi lembrada por Fernandes.

Na análise de Fernandes, o Estado conta com ampla cobertura vacinal. Ele lembrou que 62% da população adulta já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante ou dose única se destacando nacionalmente neste ranking.  "Pontuamos entre as 5 melhores unidades federativas com desempenho positivo sustentado da vacinação. Sempre defendemos a vacinação, a ciência e nos preparamos com os municípios para apresentar resultados", lembrou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Sugestões
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp