A chegada de uma nova remessa de vacinas contra o novo coronavírus ao Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (16), fará com que os municípios comecem a receber as novas doses para dar continuidade à campanha de imunização. Em todo o estado, 26 cidades já não tinham mais imunizantes para a primeira aplicação no público alvo.
De acordo com o governador Renato Casagrande, por meio de uma publicação nas redes sociais, a nova remessa contará com um total de 124.700 doses. Com isso, segundo ele, o Estado iniciará, ainda nesta sexta-feira, às 11 horas, a distribuição dos imunizantes para as três regionais e, à tarde, para os municípios da Grande Vitória.
O governador informou, na mesma postagem, que o Ministério da Saúde também disponibilizou ao Espírito Santo vacinas contra a gripe, que serão distribuídas aos municípios em conjunto.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para a 13ª remessa encaminhada para o Espírito Santo, serão entregues 75.500 doses da vacina Covishield (Oxford/Fiocruz) e 49.200 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).
Ainda segundo a Sesa, 30% dos imunizantes serão destinados para a continuidade da aplicação da primeira dose a pessoas com idades entre 60 e 64 anos, totalizando 58.853 unidades. Com essa nova remessa, o Estado chegará à distribuição de 60% de doses a este público. Ainda para D1, serão encaminhadas doses para os grupos de Forças de Segurança e Salvamento e trabalhadores da saúde.
Além disso, serão encaminhadas aos municípios doses para complementar a D2 dos trabalhadores da saúde e dos idosos de 70 a 79 anos.
Falta de vacinas
Nesta quinta-feira (15), o governo do Estado iniciou a vacinação aos profissionais da Educação no Espírito Santo. Durante a solenidade que marcou o início da imunização a esse novo público-alvo, Casagrande externou a dificuldade que o Estado tem encontrado para adquirir doses de imunizantes contra a covid-19 diretamente com fornecedores. Segundo o governador, a aquisição será realizada assim que o Estado encontrar as vacinas disponíveis.
"Estamos avançando para viabilizar a aplicação das vacinas que chegam e torcendo para que chegue mais vacinas. Estamos querendo comprar doses, mas ainda não encontramos fornecedores. Se a gente encontrar, vamos comprar. Estamos torcendo para que os contratos do governo federal sejam cada vez em maior número para salvarmos vidas no Espírito Santo", disse.
Apesar do novo grupo estar inserido no público-alvo, 26 cidades capixabas estão sem doses do imunizante para seguir com a campanha, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Na Grande Vitória, Viana e Fundão não têm mais vacinas.
No interior do Estado, estão sem imunizantes as cidades de Piúma, Santa Maria de Jetibá, Jerônimo Monteiro, Ibitirama, João Neiva, Anchieta, Alfredo Chaves, Domingos Martins, Guaçuí, Conceição da Barra, Muqui, Brejetuba, Dores do Rio Preto, Atílio Vivácqua, Vargem Alta, Apiacá, Marataízes, Cachoeiro, Ibatiba, Aracruz, Iúna, Itarana, Irupi e Marechal Floriano.