O governador do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB) anunciou, na manhã desta segunda-feira (13), o início da operação do aquaviário, com trajeto entre os municípios de Vitória e Vila Velha, para 2021. Ele também divulgou obras importantes para mobilidade urbana da região Metropolitana de Vitória, como a ampliação da Terceira Ponte e o início das obras no Terminal de Itaparica, fechado desde 2018.
O prazo para operação do aquaviário, que vai ligar as cidades da região metropolitana Vitória, Vila Velha e Cariacica, foi prorrogado novamente. De acordo com Casagrande, a nova promessa é de que a operação do modal tenha início em 2021. O projeto está em fase de contratação da empresa.
“O aquaviário vai estar funcionando em 2021. Ele não transporta muita gente não, está certo? Mas é uma alternativa para quem mora perto, em alguns bairros do Centro [de Vitória], de Itacibá [Cariacica], e da Prainha [Vila Velha], mas é uma alternativa a mais para o transporte coletivo”, revelou Casagrande.
Metrô de superfície
Velha promessa de governantes para melhorar o trânsito da região metropolitana de Vitória, o governador afirma que o projeto do metrô de superfície não existe mais.
No entanto, Casagrande informou que o governo foi procurado por uma empresa que tem interesse em instalar um monotrilho leve, que ligaria o Terminal de Carapina, na Serra, e o Terminal Rodoviário de Vitória.
“Nós autorizamos a empresa a estudar e abrimos edital para saber se outras empresas querem também estudar”, informou.
Terminal de Itaparica
Interditado desde novembro de 2018, a obra de reconstrução do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, começa em janeiro deste ano e a previsão é de que seja concluída em um ano.
O terminal foi inaugurado em 2009, com investimento de R$ 12 milhões. Um laudo divulgado no final de julho de 2018 apontou problemas na estrutura e riscos de desabamento do teto. A vistoria foi pedida porque, em 2013, parte da cobertura do Terminal caiu durante uma tempestade. Em 2015, outra parte foi removida por também apresentar riscos. Em dezembro de 2018, a cobertura da estrutura foi demolida.
“O terminal não precisava ser derrubado, mas foi derrubado. Recebemos essa herança e estamos dando conta dela”, disse o governador. Quando foi fechado, cerca de 45 mil passageiros dependiam do terminal para pegar ônibus diariamente. As linhas que passavam no local foram transferidas para os terminais do Ibes e de Vila Velha.
Pontes
Outro projeto de mobilidade urbana deixado pelo governador é o da Quarta Ponte. O projeto que ligaria os municípios de Vitória e Cariacica foi apresentado por Casagrande em 2013, na primeira gestão dele no executivo estadual (2011-2015). A previsão era de que a obra tivesse início em 2014 e fosse concluída em 2018.
Agora, Casagrande diz que a construção da Quarta Ponte não está mais na sua programação de governo e o foco de investimento é na reforma da Segunda Ponte, entre Vitória e Cariacica, e ampliação da Terceira Ponte, que liga a capital a Vila Velha. “Se uma empresa privada quiser estudar a Quarta Ponte, nós atualizaremos”, revelou.
Para as obras de ampliação da Terceira Ponte, o governador disse que o edital para contratar a empresa que vai fazer o projeto e a execução será publicado neste mês. O início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano. O prazo para a conclusão é de três anos.
Trânsito
O governador também anunciou obras para melhorar a estrutura viária em trechos de congestionamento da Grande Vitória, como na chegada de Vitória pelo município de Cariacica, com a obra do Portal do Príncipe, e também na região de Carapina, na Serra.
“O trânsito naquela região vai ficar muito melhor quando ficar pronto o contorno do Mestre Álvaro. Para esse ano, a obra tem orçamento R$ 50 milhões. No ano passado foi feito um investimento de R$ 73 milhões. Então, assim, tem orçamento. Mas depende do governo federal liberar esse dinheiro”, informou.
Outra obra que pretende melhorar o trânsito da região é a ampliação da avenida Fernando Ferrari, no trecho da reta do Antigo Aeroporto, que liga o município de Vitória a Serra. O projeto do governo é aumentar uma faixa de cada sentido e fazer um túnel ou elevado na via que dará acesso para os bairros de Fátima e Jardim Carapina.
“O edital para obra será publicado até março e a obra começa no segundo semestre deste ano. A obra vai melhorar a mobilidade na região de Carapina. A empresa que vencer esse edital que vai dizer se a gente vai ter a construção de um túnel ou um elevado para dar acesso aos bairros de Fátima e Jardim Carapina”, explicou Casagrande. Segundo ele, os recursos para essas obras já estão garantidos.