O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, visitou, nesta segunda-feira (20/1), o fórum da Comarca de Iconha. A cidade foi atingida por uma inundação que destruiu casas e lojas e também causou muitos estragos no prédio onde funciona o fórum, na última sexta-feira (17/1).
Durante a visita, o presidente constatou que o arquivo, que funcionava no subsolo do prédio foi totalmente coberto de água e lama. No primeiro andar do fórum, onde ficam os cartórios, muitos processos foram também molhados, pois a água chegou ao teto.
Segundo o presidente, a secretaria de Engenharia do TJES vai avaliar o que poderá ser recuperado.
“O fórum vai precisar de uma reforma. Alguns processos foram retirados a tempo e colocados no cartório eleitoral e no prédio do Ministério Público Estadual, que ficam em regiões mais altas, mas a situação é desoladora”, lamentou o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa.
Quanto as providências a serem tomadas, o presidente ressaltou:
“Determinei ao secretário de engenharia bem como ao secretário-geral do TJES que tomem as providências cabíveis no sentido de minorar a situação calamitosa pela qual passou o nosso fórum de Iconha”, completou o presidente do TJES.
Além disso, por solicitação da diretoria do Fórum, o presidente do Tribunal de Justiça determinou o fechamento da unidade judiciária e das serventias extrajudiciais, bem como a suspensão dos prazos processuais no período de 20 a 24 de janeiro de 2020. O ato será publicado no diário da justiça desta terça-feira (21/01).
Durante a visita, o presidente também conversou com funcionários do fórum e com a Assessoria de Segurança do Poder Judiciário, que já se encontra guardando o referido prédio para evitar ataques externos.
O presidente destacou os esforços empreendidos pela juíza e por servidores do fórum: “Quero parabenizar todos os funcionários do Fórum de Iconha, bem como a juíza titular, Dra. Daniela de Vasconcelos Agapito, que também estava presente, pelo empenho em tentar resolver, da melhor maneira possível, a situação calamitosa que abateu o nosso fórum e toda aquela cidade.”
Durante a visita, o presidente do TJES estava acompanhado dos juízes assessores especiais da presidência, Felippe Monteiro Morgado Horta e Thiago Albani Oliveira Galvêas, do secretário-geral do TJES, Marcelo Albuquerque e do secretário de Engenharia, Gestão Predial e Manutenção, Wagner Oliveira Marques, além de uma equipe de servidores da Assessoria de Segurança Institucional e da Assessoria de Comunicação do TJES.