A Statkraft, empresa que monitora a barragem de Francios Gros em Alegre, emitiu no início da tarde desta segunda-feira(27), uma nova nota a população, após inspeção nesta manhã. Segundo a perícia, a empresa constatou que não há iminência de ruptura da estrutura e reduziu o estado de emergência para nível de alerta. Desta forma, entende que os moradores do entorno podem retornar às suas residências.
Nota A Statkraft realizou nesta manhã (27/01) a inspeção por terra da barragem Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Francisco Gros, localizada no município de Alegre (ES), próximo à comunidade de São João.
Com base nos resultados da perícia, a empresa constatou que não há iminência de ruptura da estrutura e reduziu o estado de emergência para nível de alerta. Desta forma, entende que os moradores do entorno podem retornar às suas residências. Caso as condições hidrológicas voltem a níveis excepcionais e novas inspeções indicarem anomalias, o estado de emergência poderá ser revisto.
A empresa se solidariza com a população local, que teve que deixar suas casas e viu sua rotina diária ser afetada pelas fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Reforça, ainda, que a decisão de manter o alerta de estado de emergência desde o último sábado (25/01) teve como foco principal garantir a segurança das pessoas – a vida humana é e continuará sendo prioridade para a Statkraft, sempre. Nesta data, imagens mostraram que havia possibilidade de a barragem ter sofrido danos estruturais, o que justificou a decisão tomada pela empresa.
Desde que soube da existência de possíveis impactos na integridade da barragem, a Statkraft adotou imediatamente medidas de contingência: acionou a Defesa Civil e ativou o Plano de Ações Emergências (PAE) para Barragens. Em paralelo, retirou seus colaboradores do local e orientou os órgãos públicos no plano de evacuação da comunidade.
Ontem (26/01), foi realizada uma inspeção técnica por ar (sobrevoo de helicóptero). Por precaução, a empresa decidiu manter o nível de alerta de estado de emergência, optando por seguir com uma avaliação mais detalhada da estrutura da barragem, o que só foi possível na manhã de hoje. A Statkraft mantém o monitoramento da barragem e está atenta a possíveis alterações no cenário atual.